Oficina Cartografias Da Memória

Jornada MuMan 2018

Esta oficina desenvolveu a confecção coletiva de cartografias afetivas da cidade de São Bento do Sapucaí, junto a alunos selecionados da Escola Estadual Jardim dos Cisnes, a partir do uso do Audioguia Caminhos da Memória. Foi ministrada pelos produtores culturais Diana Poepcke e Felipe Brait, ao longo de três dias:

1º dia – aprofundamento do Ciclo Formativo Discente Intra Muros, que havia sido realizado no dia anterior;

2º dia – (re)visitação de pontos da cidade com o uso do audioguia, que foi distribuído para cada um dos alunos;

3º dia – confecção coletiva de uma cartografia afetiva da cidade, com base em sua experiência prévia de ressignificação do próprio território utilizando o audioguia.

O resultado foi um novo “caminho de memória”, criado a partir do olhar e da escuta de uma nova geração sobre os percursos narrativos construídos por gerações anteriores. A oficina, que integrou a programação da Jornada MuMan 2018, fomentou processos de criatividade e o uso de tecnologias em conjunto com experiências no espaço público.

Jornada MuMan 2018 – educação, patrimônio e tecnologia

Este evento promoveu uma temporada de atividades culturais sobre educação, patrimônio e tecnologia, difundindo os dispositivos digitais produzidos pelo Museu da Mantiqueira. Entre os dias 2 e 20 de maio de 2018, diferentes interlocutores debateram os impactos das novas tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) em nossos modos de pensar, transmitir, salvaguardar e musealizar bens culturais.

A JM18 promoveu um Ciclo de Formativo Docente; um Ciclo Formativo Discente Intra Muros; um Ciclo Formativo Extra Muros; um Tour Mediado para Profissionais do Turismo e da Cultura; uma Oficina de Cartografias da Memória; e até o lançamento de um e-book.

A jornada integrou a 16ª Semana Nacional de Museus do IBRAMMuseus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos. Foi realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de São Bento do Sapucaí, através da Secretaria de Turismo, Diretoria de Cultura e Secretaria de Educação. E contou com o patrocínio do OLIQ, o azeite da Mantiqueira, e o apoio do Itaú Cultural.

Veja mais projetos:

Ver todos