Mantiqueira Cultural

Ações Socioeducativas

O Mantiqueira Cultural reuniu iniciativas culturais da cidade de São Bento do Sapucaí em julho de 2015, com o objetivo de promover uma rede entre integrantes do setor cultural, representantes políticos e a comunidade em geral. Esse evento possibilitou um mapeamento das ações culturais locais, um intercâmbio de conhecimentos e uma oxigenação de ideias para o setor. No total, dez iniciativas do setor cultural de São Bento do Sapucaí apresentaram seus projetos, suas realizações e seus principais desafios.

O evento também marcou o lançamento oficial do Museu da Mantiqueira na cidade, com a apresentação de dois mini-documentários: Romarias: uma aventura pela fé e Brincar: um ato atemporal. A ideia foi fomentar um espaço de debates, exposições e apresentações musicais sobre temáticas relacionadas à realidade local.

Além dos produtores culturais, o evento foi marcado pela forte presença da comunidade local, como os senhores Expedito Folheiro, Zé Folheiro, Manoel Tropeiro, Luiz Leopoldo, Pavó e Renato Bento, e, ainda, as donas Zé, Dita e Helena Promessa, entre outros famosos anciãos da cidade, que prestigiaram o lançamento dos documentários, dos quais eles fazem parte.

Os mini-documentários foram produzidos a partir das primeiras entrevistas de História Oral realizadas em São Bento do Sapucaí, entre os anos de 2013 e 2014, que estão disponíveis no canal do Youtube do Museu da Mantiqueira e, também, na Videoteca deste site.

Veja mais projetos:

Ver todos