Livro São Bento Do Sapucaí: Histórias E Memórias

Jornada MuMan 2018

O livro São Bento do Sapucaí: histórias e memórias foi organizado pelo professor e historiador Francisco Teixeira e traz uma coletânea de artigos escritos pelos moradores da cidade de São Bento do Sapucaí. Entre os diversos temas dos artigos estão: os saberes e ofícios, o rio Sapucaí Mirim, o comércio, a Santa Casa, as famílias, a rodovia, o esporte e a lavoura.

O projeto de escrita do livro iniciou-se em 2014, quando o Prof. Francisco formou um grupo, dividiu temáticas e assessorou a execução da pesquisa e a investigação histórica. Em 2017 o projeto foi abraçado pelo MuMan, que transformou a obra em um e-book. No ano seguinte, durante a Jornada MuMan em 2018, a obra foi lançada em um evento aberto ao público.

O lançamento do livro envolveu uma roda de conversa com os autores, que narraram seus processos de pesquisa e escrita. A experiência de protagonizar o registro da própria história deu ensejo a um rico diálogo com outros moradores presentes no evento.

E-book SÃO BENTO DO SAPUCAÍ: histórias e memórias

Download do E-book

Download

Jornada MuMan 2018 – educação, patrimônio e tecnologia

A JM2018 promoveu uma temporada de atividades culturais sobre educação, patrimônio e tecnologia, difundindo os dispositivos digitais produzidos pelo Museu da Mantiqueira. Entre os dias 2 e 20 de maio de 2018, diferentes interlocutores debateram os impactos das novas tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) em nossos modos de pensar, transmitir, salvaguardar e musealizar bens culturais.

A JM2018 promoveu um Ciclo de Formativo Docente; um Ciclo Formativo Discente Intra Muros; um Ciclo Formativo Extra Muros; um Tour Mediado para Profissionais do Turismo e da Cultura; uma Oficina de Cartografias da Memória; e até o lançamento de um e-book.

O evento integrou a 16ª Semana Nacional de Museus do IBRAM com a temática de Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos. Foi realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de São Bento do Sapucaí, através da Secretaria de Turismo, Diretoria de Cultura e Secretaria de Educação. E contou com o patrocínio do OLIQ, o azeite da Mantiqueira, e o apoio do Itaú Cultural.

Veja mais projetos:

Ver todos