Formação De Educadores

Jornada MuMan 2018

Este ciclo de formação buscou desenvolver atividades e estratégias didático-pedagógicas, junto a professores da rede municipal e estadual de São Bento do Sapucaí, ligadas a um trabalho interdisciplinar na intersecção entre educação formal e não-formal. O ciclo fez parte da Jornada MuMan 2018 e foi ministrado por Thomas Pontes Chequetto, licenciado em Letras pela Unifesp, doutorando pela mesma instituição, professor no GRAACC e consultor de Acessibilidade do MuMan.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, da Prefeitura Municipal de São Bento do Sapucaí, a formação contou com três módulos:

  • 1º módulo – apresentação da metodologia do Museu da Mantiqueira e conversa sobre as expectativas dos professores em relação ao ciclo;

  • 2º módulo – abordagem das relações entre a educação formal e não formal, pensando no diálogo entre o currículo escolar e as instituições museais;

  • 3º módulo – proposta de elaboração coletiva de um projeto interdisciplinar e participativo.

Jornada MuMan 2018 – educação, patrimônio e tecnologia

Este evento promoveu uma temporada de atividades culturais sobre educação, patrimônio e tecnologia, difundindo os dispositivos digitais produzidos pelo Museu da Mantiqueira. Entre os dias 2 e 20 de maio de 2018, diferentes interlocutores debateram os impactos das novas tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) em nossos modos de pensar, transmitir, salvaguardar e musealizar bens culturais.

A JM18 promoveu um Ciclo de Formativo Docente; um Ciclo Formativo Discente Intra Muros; um Ciclo Formativo Extra Muros; um Tour Mediado para Profissionais do Turismo e da Cultura; uma Oficina de Cartografias da Memória; e até o lançamento de um e-book.

A jornada integrou a 16ª Semana Nacional de Museus do IBRAMMuseus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos. Foi realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de São Bento do Sapucaí, através da Secretaria de Turismo, Diretoria de Cultura e Secretaria de Educação. E contou com o patrocínio do OLIQ, o azeite da Mantiqueira, e o apoio do Itaú Cultural.

Veja mais projetos:

Ver todos