Exposições Tesouros Da Mantiqueira

Programa Mantiqueira Viva

Esta exposição apresentou xilogravuras e gravuras em metal inspiradas nas paisagens culturais e naturais da Serra da Mantiqueira, criadas pelos artistas Samuel Ornelas e Rafael Kenji. Essas obras são produto de um processo de imersão artística realizado nas comunidades de São Paulo e São Pedro, no bairro Paiol Grande, em São Bento do Sapucaí.

Os artistas Samuel Ornelas e Rafael Kenji moraram por 8 meses nas comunidades, onde conviveram com os costumes e os modos de vida dos mantiqueirenses. Foi uma verdadeira imersão nos cotidianos raros e únicos, de uma população singular, que vive e respira cultura, de maneira espontânea e orgânica.

Durante suas vivências na região, Ornelas e Kenji lançaram um olhar sobre as comunidades locais e seus costumes e tradições, construídos em profunda conexão com os animais e a terra. As impressões, ideias e sentimentos dos artistas foram registradas em suas gravuras, xilogravuras e em um diário de bordo.

Todo esse precioso material exposto com curadoria do Museu da Mantiqueira itinerou por duas instituições: a Casa de Cultura Miguel Real de São Bento do Sapucaí (2016) e o Museu Felicia Leriner – Auditorio Claudio Santoro em Campos do Jordão (2017). A exposição propôs reflexões filosóficas acerca das relações entre sujeito e território, ser humano e natureza. Afinal, o tesouro mais inestimável da Serra da Mantiqueira é o mantiqueirense!

Veja mais projetos:

Ver todos