Educativo Audioguia Caminhos Da Memória – Escola Estadual Jardim Dos Cisnes

Jornada MuMan 2018

Este ciclo de formação buscou desenvolver, dentro da sala de aula, junto com alunos da rede estadual de São Bento do Sapucaí, competências e habilidades ligadas à formação de público para o Audioguia Caminhos da Memória. O ciclo foi ministrado pela equipe do Educativo do Museu da Mantiqueira.

O primeiro encontro ocorreu na Escola Estadual Jardim dos Cisnes, onde foi realizada uma mediação cultural em todas as turmas, com alunos de diferentes idades. Em uma hora aula, de cerca de 50 minutos, foram abordados conceitos de museu virtual e acervos digitais, bem como técnicas para utilizar o audioguia produzido pelo MuMan.

A finalidade foi desconstruir a ideia ainda persistente de que museu é apenas lugar de “coisa velha”, mostrando que a cidade é potencialmente um museu a céu aberto.

Jornada MuMan 2018 – educação, patrimônio e tecnologia

Este evento promoveu uma temporada de atividades culturais sobre educação, patrimônio e tecnologia, difundindo os dispositivos digitais produzidos pelo Museu da Mantiqueira. Entre os dias 2 e 20 de maio de 2018, diferentes interlocutores debateram os impactos das novas tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) em nossos modos de pensar, transmitir, salvaguardar e musealizar bens culturais.

A JM18 promoveu um Ciclo de Formativo Docente; um Ciclo Formativo Discente Intra Muros; um Ciclo Formativo Extra Muros; um Tour Mediado para Profissionais do Turismo e da Cultura; uma Oficina de Cartografias da Memória; e até o lançamento de um e-book.

A jornada integrou a 16ª Semana Nacional de Museus do IBRAMMuseus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos. Foi realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de São Bento do Sapucaí, através da Secretaria de Turismo, Diretoria de Cultura e Secretaria de Educação. E contou com o patrocínio do OLIQ, o azeite da Mantiqueira, e o apoio do Itaú Cultural.

Veja mais projetos:

Ver todos