Audioguia Caminhos Da Memória

Programa Mantiqueira Viva

O Audioguia Caminhos da Memória é um roteiro histórico, artístico e gastronômico dos lugares de memória da cidade de São Bento do Sapucaí. Munido do audioguia, o visitante pode percorrer a cidade conhecendo histórias, usos, costumes e tradições locais, através das vozes dos próprios moradores. O projeto contou com o fomento do ProAc de Economia Criativa, de 2015.

Com base em uma cuidadosa expografia e cartografia afetiva, foram registrados cerca de 1h30 de áudio sobre 18 pontos da cidade, situados ao longo de três quilômetros. Os pontos foram escolhidos a partir de um levantamento e cruzamento dos lugares de memória identificados em 25 entrevistas que compõem a Coleção de História Oral do MuMan.

O audioguia proporciona aos ouvintes-visitantes um caleidoscópio de territórios e territorialidades de São Bento do Sapucaí, pela construção de novos percursos narrativos, identidades e paradigmas. Aos ouvintes-moradores, o audioguia permite uma redescoberta de seus territórios, valorizando e ressignificando seus laços de pertencimento, sentimentos de autoestima e modos de vida.

A cartografia afetiva produzida pelo Museu da Mantiqueira mapeou a multiplicidade de sentidos atribuídos por gerações de moradores da cidade. Nossa premissa foi e é: não existe sujeito sem memória, tampouco existe território sem sujeitos que o habitam e transformam.

Há duas versões do audioguia: uma contínua e minutada, que pode ser baixada uma única vez no celular; e outra dividida por faixas, que estão disponíveis em aplicativos de streaming, como SoundClound. O audioguia acompanha um mapa impresso, disponível para download aqui.

Making-of

Veja mais projetos:

Ver todos